quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Reflexo do Espelho

Já não era manhã, e eu tinha acabado de acordar. Com o cabelo desgrenhado, no sofá, vendo televisão, já podia ouvir os estalos humilhantes, de alguns tapas dolorosos, nas costas de alguém. Os sons vinham da vizinhança, e eu já sabia quem eram os personagens, pois, não eram as primeiras cenas, desse capítulo lúgubre.

Trata-se de pai e filho. Família. Sem alicerce. Apenas convivência. A discussão era porque o moleque estava fumando maconha demais, cheirando muito loló, chegando de madrugada em casa, e possivelmente, pegando algumas coisas de casa, pra poder se sustentar. O "engraçado" dessa história, é que o pai do moleque, fez tudo isso e muito mais, enquanto o moleque era menor, uns 11 ou 12 anos. Eu vi tudo, sou mais velho que o filho dele, e meu tio, estava no mesmo caminho, infelizmente. Já diz o velho ditado, que muitas vezes funciona: "Filho de peixe, peixinho é!"Nesse caso, funciona, pelo menos por enquanto. O pai tenta "corrigir", dando surra, chamando o filho de vagabundo, maconheiro, "cheirador", e tantas outras palavras de baixo calão. Tentativa frívola. Pobre homem.

Ele tenta enfurecidamente, destruir o reflexo do espelho, que não é ele. Alguém poderia dar uma solução muito fácil, e talvez até a mais óbvia - "Interna o moleque!", "Leva ele num psicólogo!" - Mas, pra família analfabeta, sem elo, com pai sem emprego, filhos não freqüentando mais a escola, creio que falte dinheiro e conhecimento, para o caso. A conversa aqui é outra. É na base da porrada, e essa, é recíproca, lastimavelmente. O moleque já nem respeita mais o pai, diz que vai matá-lo, e tudo mais.

Aos poucos o recruta vai se formando, e não vai demorar muito, pra ficar com o radinho na mão, e uma pochete na cintura. Fase de adolescência já é foda, imagine desse jeito. A culpa é de quem? Do pai? Porra nenhuma! O pai dele teve os seus meios, pra arrumar dinheiro, e colocar comida em casa. Perdeu a esposa. Teve que criar os filhos sozinhos. Não é totalmente inocente na história, mas também, não é o único culpado. Lembra da migração dos nordestinos, que gerou uma aglutinação nos centros urbanos? É mais uma família. Por que isso aconteceu? Maldita concetração de riqueza! Desigualde. Falta de investimentos. Ainda precisamos de REFORMA, porque isso só aumenta. Hoje o transporte é mais "evoluído", o que facilita mais ainda a migração, e conseqüentemente os mesmos problemas, pois os sonhos são os mesmos. Eles vêm em busca de emprego, moradia e conforto, como "muitas" outras pessoas já têm. Pessoas com maior poder aquisitivo, informação, resolveria esse problema facilmente. E quem não têm?

O sistema está conseguindo cada vez mais voluntários de guerra, o exército está se formando. Os ataques já acontecem. Mas, esse exército não é pra proteger ninguém...

A culpa é de quem?
A culpa é de quem?


Luz e Saúde

Wil

Nenhum comentário: